Menu


Disponível no Google Play

Ônibus suspenso que passa por cima de carros vira realidade na China

03 AGO 2016
03 de Agosto de 2016
O veículo, capaz de se elevar a mais de dois metros de altura para combater os engarrafamentos e maximizar o espaço viário chinês entrou em testes na província de Hebei

Dois meses depois da apresentação do primeiro protótipo, o TEB (Transit Elevated Bus), ônibus elétrico que trafega acima do solo e utiliza trilhos teve sua primeira versão construída na China. O veículo, capaz de se elevar a mais de dois metros de altura para combater os engarrafamentos e maximizar o espaço viário chinês entrou em testes na província de Hebei, no nordeste do país. A prova ocorreu em um trecho de 300 metros de uma via na cidade de Qinhaungdao.

Já imaginou se a moda pega no Recife? Pode ser o fim dos tão conhecidos engarrafamentos na capital pernambucana. Além de operar acima do solo, o TEB possibilita que os carros passem por baixo dele da mesma forma que atravessam um túnel, enquanto o veículo transporta seus passageiros para as estações. Cada ônibus tem capacidade para 1,4 mil pessoas. Além de aliviar os congestionamentos, a ideia é impulsionar o sistema de transporte público da China e reduzir a poluição.

Engenheiros responsáveis pelo projeto afirmam que o primeiro veículo pode entrar em operação ainda este ano. O custo de produção de um TEB é 20% menor que o de um trem metroviário, podendo substituir até 40 ônibus convencionais. São quatro vagões com um comprimento total entre 58 e 62 metros. Sua altura é de aproximadamente de 4,5 metros e a largura alcança 7,8 metros. O TEB pode atingir uma velocidade de 60 quilômetros por hora.

FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Voltar

Rádio Pernambuco

A Melhor Rádio do Brasil


Tenha também o seu site. É grátis!